sábado, 6 de outubro de 2012

Organização do trabalho: Trata de como o trabalho é organizado e gerenciado desde o projeto do trabalho em si, até aspectos da estratégia empresarial sempre buscando eliminar elementos improdutivos e garantindo a segurança do trabalhador.
A complexidade da organização do trabalho advém principalmente da amplitude dos aspectos e da quantidade de atores envolvidos, além da diversidade de funções que estes exercem.


Economia solidária no Brasil:A economia solidária é movimento que busca contrapor os princípios de produção, comercialização e distribuição de riquezas inerentes ao sistema capitalista, buscando novas relações (sociais, economicas e ambientais

Cooperativismo no Brasil:
A primeira forma de organização baseada no comunitarismo e voltada a compor uma sociedade cooperativista em bases integrais deu-se, no Brasil, por volta de 1600, com a fundação das primeiras reduções jesuíticas. Calcado na solidariedade humana, onde o trabalho coletivo visava a supremacia do bem-estar da coletividade sobre o individualismo, esse modo de organização social foi desenvolvido no país por mais de 150 anos.

Cooperativa amigos do lixo:É um projeto para a coleta seletiva de lixo
com a finalidade de melhorar as condições de trabalho dos catadores e
iniciar um processo de participação de toda a comunidade na preservação
do meio ambiente.

Cooperativa R3:Analisar as contribuições e possibilidades do Cooperativismo de Trabalho, especificadamente as cooperativas populares, como alternativa de geração de trabalho e renda, proporcionando a inclusão social e o resgate do exercício da cidadania de seus cooperados.Foram consideradas algumas questões derivativas do objetivo proposto, com a finalidade de elucidar o estudo.